“Comunidade: a melhor guardiã do seu patrimônio”
A AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo - agradece aos que contribuíram e se empenharam, através de doações financeiras e de materiais, e aos que dispuseram tempo e mão-de-obra para a realização da primeira etapa da reforma da Capela de São Sebastião da Cruz dos Monges, situada na Vila Alegre, em Cachoeira do Campo. A reforma é uma ação conjunta da AMIC e de moradores da Vila Alegre, com apoio da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.
No ano passado, enquanto programava-se a reforma da capela, que já se encontrava em estado precário, o telhado não agüentou as fortes chuvas, vindo a desabar. Assim, os trabalhos da reforma tiveram que ser adiantados para não prejudicar, ainda mais, o estado do pequeno templo. A primeira etapa configurou-se no reforço da estrutura arquitetônica e na colocação de um novo telhado.
Já na segunda etapa se realizará o reboco e a pintura. Para isto, continuamos a campanha de arrecadação dos recursos para a conclusão da reforma. Aqueles que queiram ajudar podem entrar em contato com a AMIC através do telefone (31) 3553-1631 ou pelo e-mail amic.cachoeira@gmail.com. Esclarecemos que estão sendo registrados os nomes daqueles que contribuíram em dois “Livros de Ouro”, um está com a AMIC e o outro com a comunidade da Vila Alegre.
Prevê-se também, após a intervenção na capela propriamente dita, a remodelação da praça do entorno, com ajardinamento e colocação de bancos. Para isso, sua contribuição é essencial, resguardando para o futuro esse patrimônio cachoeirense.
A CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO DA CRUZ DOS MONGES
Sabe-se que a Capela de São Sebastião serviu, durante o século XIX, ao extinto povoado da Cruz dos Monges. Acredita-se que a ermida tenha sido fundada no final do século XVIII, quando era comum aos Dragões del Rei (sediados no Quartel da Cavalaria, atual Centro Dom Bosco) fazerem exercícios nas redondezas. Nesta mesma época o cerrado mineiro era eventualmente atravessado por “monges” e eremitas. Um destes ascetas provavelmente deu origem à famosa lenda da Capela de São Sebastião, que descreve a história de um velho monge que, prendendo seu pé ao estribo de um cavalo, foi arrastado até uma colina onde faleceu. Ali foi construída uma cruz e um pequeno templo em sua homenagem, recebendo o nome de Cruz dos Monges. A Capela de São Sebastião é a única edificação remanescente do antigo povoado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário