A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, responsável pelos festejos da Semana Santa deste ano, celebrou durante toda a Quaresma o Setenário das Dores em sua igreja matriz. Sempre às sextas-feiras, os fiéis acompanharam reflexões sobre as sete dores de Nossa Senhora. Neste 26 de março, celebra-se a última dor de Maria, em que, com pregação do padre Oldair de Paulo Mateus, a solenidade reflete sobre o sepultamento de Jesus.
O encerramento do Setenário é seguido pela procissão do Depósito da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Nossa Senhora das Mercês E Misericórdia.
No Sábado, 27, as celebrações têm início às 7h na Igreja do Pilar, seguida, às 17h, por missa no Lar São Francisco de Paula, e, às 18h, na Igreja Bom Jesus de Matosinhos. À noite, os fiéis seguem em procissão para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, transportando a Imagem do Senhor dos Passos.
O Domingo de Ramos, celebrado no dia 28, é também Dia Mundial da Juventude e Dia Nacional da Coleta solidária. É o dia em que acontece a Procissão do Encontro. A manhã é marcada por bênçãos e distribuição de Palmas e Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário seguida de procissão para a Igreja do Pilar. Às 9h e às 10h serão celebradas missas na Igreja do Bom Jesus e de São Francisco de Paula, respectivamente.
As missas da tarde do domingo anunciam a Procissão do Encontro. Elas acontecem às 16h no Santuário Nossa Senhora da Conceição e na Igreja de Nossa Senhora das Mercês E Misericórdia.
Às 17h30 é chegada a Cerimônia do Encontro, com sermão do Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana. Logo após, segue-se a Procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, recordando os “Passos da Paixão”, com hinos e cantos a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. À chegada, será celebrada missa.
Fonte: ouropreto.com.br
Foto: Rodrigo Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário