Uma das santas mais queridas do povo!
Sua festa é no dia 22 de maio. “Rita” é o diminutivo carinhoso de “Marguerita”, “Margarida”, isto é “Pérola”!
O Sábio autor do Livro dos Provérbios disse que uma mulher santa vale mais do que uma preciosa pérola (Pr 3,15). Rita, santa jovem, esposa, viúva e religiosa de votos, é esta riqueza do Povo de Deus: uma santa mulher!
Ela nasceu em Roccaporena, aldeia da região de Cássia, na Itália. Teve uma infância segura, mas sofrida, pelas desavenças de seus pais. Queria ser freira, mas teve de fazer a vontade dos pais, que a constrangeram a se casar com um homem que lhes parecia um bom partido, mas era violento e brutal. Alguns dizem que teria sido até assaltante de estradas! Um dos milagres “impossíveis” de Rita foi conduzir a bom caminho o pai de seus filhos. Contudo, velhos inimigos, vendo que o lobo se convertera em cordeiro, o assassinaram.
Outro “impossível” diante de Rita: convencer seus dois filhos a não vingarem a morte do pai, mas perdoarem, conforme a doutrina de Cristo. Conseguiu, à força de carinho e de oração. Foi providencial esse perdão, porque ambos morreriam dentro de doze meses, e a piedosa mãe, coração valente, acompanhou-os à presença do Altíssimo Pai do Céu, com sua prece.
Acreditou, então, que poderia pedir ingresso no convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena. Foi recusada várias vezes, mas seu coração orante lhe dizia para insistir. Assim, foi admitida em 1407! Outro “impossível” se realizava: sua vocação de juventude!
Afinal religiosa, foi um modelo de caridade e oração. Tinha profunda compaixão com o Cristo sofrido e abatido na sua dolorosa Paixão. Por isso recebeu o dom místico da ferida de um espinho do crucifixo na testa. Esta ferida só se fechou depois de sua morte! Assim, não nos admiremos que a obscura freira tenha tido um enterro acompanhado de multidão! No entanto, ela só veio a ser inscrita no cânon dos santos em 1900!
A Comunidade do Tombadouro, no centro de Cachoeira do Campo, celebra em honra à sua padroeira Santa Rita, no próximo sábado, 22 de Maio, às 19:30h. Participe!
Santa Rita- Rogai por nós!
Apoio Cultural: www.guiacachoeiradocampo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário