"a educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional".
Rodrigo Melo Franco de Andrade
Em 17 de agosto de 1898 nascia em Belo Horizonte, Minas Gerais, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional– IPHAN, em 1937, e diretor da Instituição durante mais de 30 anos (1937/1968).
Durante as comemorações pelo centenário de seu nascimento, em 1998, o 17 de agosto foi instituído como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”.
A efeméride, ainda muito pouco divulgada, é objeto de uma Campanha Pública para que seja efetivamente comemorada e a Fundação Nogueira Tapety – FNT, como não poderia deixar de ser, manifesta seu irrestrito apoio à Campanha e informa que procurará, por todos os meios, divulgá-la.
Aliás, é fato notório que a defesa do Patrimônio Histórico, e o trabalho de conscientização a este respeito, é tarefa diuturnamente levada a efeito pela FNT o que não nos impede de reconhecer a importância, utilidade e significado do dia 17 de agosto
Muita gente diz, e, em certo sentido, isto é verdade, que o Brasil é um país sem memória mas, quando se assiste a uma apresentação dos Congos de Oeiras, quando se avista, da Praça das Vitórias, a Matriz de Nossa Senhora da Vitória só para ficar aqui por perto, é inegável que estes ícones condensam uma enorme quantidade de memória oeirense.
Assim é em cada rincão de solo pátrio, todos eles com referências histórico-culturais importantes – A Fábrica de Laticínios em Campinas do Piauí, inesquecível exemplo – para as pessoas que com elas convivem. A comemoração do dia 17 de agosto se presta muito bem para que todos reflitamos sobre isto.
"A data deve merecer toda a atenção, seja do Poder Público, seja da sociedade, assim como outras que são sempre lembradas, tais como: Dia do Índio, Dia da Abolição da Escravatura, Dia do Descobrimento, Dia da Proclamação da Independência, Dia da Padroeira do Brasil etc., mesmo porque todas essas datas comemorativas dizem respeito a fatos memoráveis da formação da sociedade brasileira. Logo, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico condensa em si todos esses marcos referenciais de nossa nação, os quais são celebrados exatamente porque integram a cultura do país, que vai sendo construída ao longo dos tempos e transmitida de geração em geração" (texto retirado de um panfleto da campanha pela divulgação do evento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário