Em clima de muita alegria e muita fé, os paroquianos do Setor de Rodrigo Silva, receberam no último sábado, dia 7 de agosto, a visita da imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que há mais de 300 anos chegou por estas terras trazida pelos bandeirantes liberados por Manoel de Mello.
Neste ano de 2010, a paróquia se alegra em festejar 300 anos de história e de evangelização a serviço do povo de Deus. Segundo os registros paroquiais, em 1708 já era Cachoeira do Campo paróquia de missão e em 1710, por provisão episcopal do então terceiro bispo da Diocese do Rio de Janeiro, dom Frei Francisco de São Domingos, foi elevada a paróquia devido a sua importância para a região.
A paróquia era formada por uma grande região até meados do século XX, muitos são os registros das capelas filiais à Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Nos tempos atuais, a mesma é dividida em cinco setores: Cachoeira do Campo, Glaura, Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu.
Durante o mês de agosto, pela primeira vez em toda sua história, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, visitará os setores da paróquia, numa demonstração de união e de fé de toda a comunidade. Rodrigo Silva e todo o seu setor já foram visitados neste último sábado, uma bela recepção foi preparada pela comunidade: velas, flores, balões, banda e cânticos. Após a concentração na Gruta de Nossa Senhora da Conceição, os fiéis seguiram em procissão até a igreja de Santo Antônio onde houve calorosa Celebração Eucarística, presidida pelo pároco, padre Oldair Mateus, e seguida por diversas homenagens à padroeira.
As visitas continuam. No próximo sábado, dia 14, será a vez do Setor de Glaura. A concentração da carreata acontece às 17 horas na Matriz em Cachoeira do Campo e a chegada prevista para as 18 horas em Glaura. No dia 22 de agosto, domingo, será a vez do setor de Santo Antônio do Leite e no dia 24, terça-feira, dia de São Bartolomeu, é a vez do seu setor.
Texto e Fotos: Rodrigo Gomes
Presidente da AMIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário